É evidente de que grande parte das pessoas almeja um cargo de liderança, pois com ele vem um melhor salário, se alcança mais autonomia, novas atividades, se ganha uma equipe e gerencia-se uma área. Entretanto, para chegar até lá, é necessário alguns requisitos e habilidades que nem sempre são suficientes diante da competitividade.
Segundo Claudio Garcia, presidente da LHH/DBM, umas das maiores empresas de consultoria do mundo, para ser um bom líder é necessário analisar e aprimorar quatro competências: capacidade de entregar, capacidade de relacionamento, capacidade de aparecer e capacidade de fazer escolhas corretas.
Esteja sempre em desenvolvimento, invista em autoconhecimento. Conheça suas capacidades, seus limites e dificuldades. Através disso saberá qual seu objetivo, onde quer atuar e aonde quer chegar.
Saiba que as dificuldades sempre vão aparecer, não é porque atua na área que possui grande conhecimento que as dificuldades não aparecerão. Entenda que os problemas só vêm para te acrescentar e te fazer crescer.
Seja cauteloso com seu comportamento e suas atitudes dentro e fora da empresa. Nós somos quem somos pelo que as pessoas percebem da gente. Nunca somos o que somos sozinhos. Isso faz você ter credibilidade perante as pessoas e faz com que elas acreditem e confiem no seu trabalho e nas suas ações. Uma das principais características de um líder é influenciar pessoas.
Esteja sempre atendo as novidades e tendências. Hoje, é mais interessante saber antes do que saber mais. Não olhe só para dentro da empresa que trabalha, olhe para fora. Observe o que seus concorrentes estão fazendo.
Tenha uma pessoa ou uma rede em quem possa confiar para tirar suas dúvidas, expor suas dificuldades, obter conselhos e mais experiência. Invista na sua carreira, cursos e leituras nunca são demais.